Tire suas dúvidas sobre pedras naturais

Veja neste artigo como podemos responder as suas principais dúvidas sobre as pedras naturais.

O que é o filões / curso de uma pedreira?

As jazidas são “mundos a descobrir” exatamente porque sendo naturais, os materiais que são extraídos muitas vezes poderão ter tons, fundos ou intrusões diferentes. Eis porque na pedreira são identificadas partes, chamadas então filões ou cursos, que se diferenciam uns dos outros exatamente pelas características do material. Muitas vezes é interessante ver como pode mudar o fundo ou os veios de um material, ao ponto de fazê-lo se tornar até mesmo um material diferente com um nome e características novas. Isso ocorre nas pedreiras de materiais resultado de uma forte sedimentação; nas pedreiras de granito por exemplo, não podem ocorrer mudanças tão substanciais exatamente pela sua natureza.

É verdade que a manutenção das pedras naturais é complicada?

De maneira nenhuma. Como todos os materiais naturais, também a pedra é um material vivo e, portanto, tem simplesmente a necessidade de uma atenção especial e precisa ser limpo com produtos neutros. Além disso, podem ser aplicados tratamentos periódicos que permitem mais uma proteção sobre pisos ou bancadas de cozinha para facilitar ainda mais a limpeza de todos os dias.

É verdade que os granitos são muito mais resistentes do que o mármore?

As características químico-físicas dos granitos e dos mármores são diferentes,

Os granitos são rochas magmáticas, portanto, mais compactas do que os mármores que são, ao contrário, rochas metamórficas. Isso, porém, não deve levar a pensar que materiais como o mármore, as brechas ou os travertinos sejam menos resistentes e não utilizáveis para pisos ou revestimentos mesmo em exteriores.

Verificando os dados técnicos dos materiais e utilizando os acabamentos mais apropriados, muitos desses materiais podem ser considerados como válidas alternativas ao granito.

A quem devo confiar o assentamento?

O assentamento da pedra natural com certeza é a fase mais importante da execução do projeto.

Isso porque é indispensável que o técnico que a realiza tenha uma experiência comprovada e uma considerável capacidade em resolver situações de obra que muitas vezes são ligadas a fundos, declives e muros fora de nivelamento.

É exatamente para garantir que o material seja assentado perfeitamente que os materiais da Granital são assentados pela própria Granital, que acompanha o seu projeto em todas as fases da realização.

Se não tenho as ideias claras sobre qual cor ou formato escolher como posso fazer?

Imaginar o próprio projeto nem sempre é fácil, por isso os modernos sistemas informáticos nos permitem ter na fase do projeto uma visão de como será um material assentado também segundo as dimensões de corte.

Realizando alguns render com as texturas dos materiais, o departamento técnico da Granital fornece a visão real em 3D do projeto podendo desde logo perceber se o material escolhido corresponde às necessidades do cliente.

A pedra é ecossustentável?

A pedra é extraída e processada de forma ecossustentável porque não são utilizados aditivos ou substâncias não naturais. Além disso, todos os materiais são testados e submetidos a inúmeros controles a fim de garantir que como produto natural seja 100% green