Acabamentos do Mármore

O mármore é basicamente uma rocha metamórfica que possui em sua composição a calcita e a dolomita recristalizadas. Essa pedra também é conhecida por possuir colorações mais neutras e veios muito característicos, que chamam muito a atenção. Esse material é encontrado em grandes pedreiras e jazidas, de onde é retirado através de processos de furação, corte e extração. Esses processos são todos feitos com maquinário especializado com lâminas diamantadas.


Assim como todos os outros materiais, o mármore necessita de todo um tratamento especial, que envolve o processo de lixar e logo após isso o polimento ou outros acabamentos disponíveis para essa pedra.


Assim como outros materiais, o Mármore uma quantidade muito grande de possibilidades de acabamento e/ou finalização. Todos eles têm funções específicas e utilidades diferentes. Alguns desses acabamentos exigem mais tempo de produção por serem mais minuciosos ou mais complexos, mas eles sempre exigem o mesmo nível de qualidade. Entre eles estão os acabamentos polido, resinado, levigado, flameado, jateado e apicoado.


Exemplo de acabamento apicoado

O apicoado é outro acabamento que confere ao material um toque rústico. Durante esse processo o material sofre pequenos golpes vindos de um martelo, o que torna a sua superfície cheia de buraquinhos e desníveis. É um acabamento que torna o material antiderrapante e um pouco mais rústico.


Exemplo de acabamento jateado

Já o jateado, é um acabamento que permite que o mármore seja usado em áreas externas. Durante esse processo, o material recebe alguns jatos de areia, o que o torna antiderrapante também. Após receber esse tratamento, o mármore pode ser usado tranquilamente em áreas externas.