Mármore Travertino

Nobre, sofisticado e versátil, o mármore travertino tem uma longa história na arquitetura e na decoração, sendo hoje o mais utilizado na construção e como revestimento em projetos comerciais e residenciais, com destaque para as cozinhas e os banheiros. São vários os tipos de pedra de mármore travertino, mas no Brasil os mais procurados são o Romano ou Clássico, o Navona (ambos italianos) e o Nacional, também conhecido como Bege Bahia. 

Existem vários tipos de mármore travertino, mas os italianos são os mais conhecidos, como o Romano ou Clássico, o Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. Nesse post falaremos um pouco sobre alguns tipos de pedra de mármore travertino.


Romano ou Clássico


Altamente resistente e durável, este tipo é o mais procurado por sua tradição e presença na história. Ele foi escolhido, por exemplo, para decorar o Coliseu de Roma e a Basílica de São Pedro. De grande beleza, com veios horizontais mais marcados e naturais, ele pode apresentar tonalidades que vão do tom palha até um bege mais amarelado.





Navona 


Importado diretamente da Itália, este tipo é mais claro, com uma coloração voltada para o laranja e para o creme ou ainda para o rosa. Seus veios são mais leves e menos marcados.

  


Nacional 


Também conhecido como Bege Bahia, este tipo vem de pedreiras brasileiras, o que torna seu preço mais acessível. Ele tem os veios mais escuros, arredondados e manchados e seus desenhos, de formato rústico, variam entre o marrom e o bege, são mais sutis e normalmente feitos sobre uma superfície mais clara.



Bianco Carrara 


Mármore de cor branca, caracterizado por fendas mais escuras em tom acinzentado.