Mesas em Mármore, O que você precisa saber ?

O mármore é uma pedra natural muito resistente que pode ser usado para fabricação de mesas em ambientes internos e externos, mas que de preferência não fique exposto à chuva, uma vez que o acúmulo de água pode acabar manchando a pedra.



Mas, de modo geral, as mesas de mármore são mais utilizadas em mesas de jantar e em mesas de centros. Em alguns casos, apenas o tampo de mármore forma a mesa, sendo que os pés podem ser formados por outros materiais, claro, que possam suportar o peso do mármore, como a madeira, o ferro e o aço.



Os ambientes da casa que mais se destacam com o uso de mesas de mármore são as salas de estar, jantar e cozinha. Vale lembrar, inclusive, que o mármore nem sempre é branco. Essa pedra pode ser encontrada em outras cores que potencializam seu poder decorativo, como o preto, o rosado e até um tom quase esverdeado. Outro tom muito procurado e que fica ótimo em mesas é o mármore travertino, que vai de um bege até um marrom bem clarinho.



Cuidados com a mesa de mármore

Existem alguns cuidados necessários para manter a sua mesa de mármore bonita por muito tempo. Apesar de ser uma pedra resistente, o mármore pode manchar, riscar e até lascar, principalmente se tratando de mesas, onde o contato com líquidos e recipientes quentes é constante.



Resíduos de gordura e bebidas de cores fortes, como vinho por exemplo, são os piores inimigos das mesas de mármore. De qualquer forma, seja qual for o líquido, é imprescindível limpar na mesma hora que tiver contato com a peça. A porosidade do mármore faz com que esses líquidos sejam absorvidos pela pedra. Uma boa saída é optar pelo processo de impermeabilização das pedras.




Para limpar a sua mesa de mármore, o mais indicado e utilizar água, detergente neutro e um pano úmido. Evite produtos como álcool, desengordurantes e materiais abrasivos durante a limpeza.