Tipos de Granito

Material muito utilizado como revestimento em construções, o granito é uma rocha formada de um ou mais minerais, onde seu nome originalmente “granum”, em latim, significa grãos, descrevendo perfeitamente sua aparência.Material muito utilizado como revestimento em construções, o granito é uma rocha formada de um ou mais minerais, onde seu nome originalmente “granum”, em latim, significa grãos, descrevendo perfeitamente sua aparência.

Esta mistura resulta em desenhos únicos, garantindo características particulares a cada placa de granito retirada do solo. Este material se forma no interior da crosta terrestre, devido ao resfriamento lento desta e da solidificação do magma.

Na decoração, as possibilidades de uso vão desde revestimento para o chão, paredes, bancadas, escadas e até mesmo banheiras, possuindo nomes variados devido às suas cores ou local de extração.

Algumas pedras possuem uma aparência mais uniforme, enquanto outras possuem pigmentos mais visíveis com dimensões diversas e até mesmo apresentando desenhos geométricos. “Esses detalhes podem variar de acordo com a região do país do qual a matéria-prima é proveniente. Por exemplo, os granitos de coloração azul são oriundos da Bahia”, ensina.

As imagens abaixo revela alguns tipos de acabamentos encontrados deste material, com aparência e cores variadas.


Granito Amarelo Ornamental



Granito Branco Fortaleza



Granito Branco Marfim




Granito Preto Absoluto