Escadas de Mármore

Escadas podem ter tamanhos e materiais variáveis, além de serem importantes elementos arquitetônicos, ainda servem para interligar pisos e serem destaques na decoração dos ambientes. Dependendo do modelo, corrimãos e materiais podem compor uma verdadeira escultura. Ultimamente a escada está sendo o grande centro das atenções até mesmo em apartamentos, no caso de duplex, triplex etc.



Normalmente é mais utilizada a alvenaria em sua construção, possibilitando diversos tipos de revestimentos. Um deles, e o mais desejado é o mármore.



Sendo uma pedra natural originada do calcário, o mármore caracteriza-se por seus veios, por possuir menor resistência e maior porosidade que o granito, mas ambos tem boa aplicação em uma casa. Por isso existem diversos tipos de veios, tonalidades, desenhos contribuindo com a sua classificação e preço. É um material considerado caro por ser retirado da natureza, o que não acontece com pisos cerâmicos. Quando tem menos veios e são mais brancos, se tornam os mais caros e raros, inclusive quando são todos em preto, como o Nero Marquina.



Como a maioria dos mármores são importados, o valor do dia vai depender da taxa de câmbio, sendo assim pode sofrer alteração de valores. Além disso, algumas lojas variam o valor se cotados como metro quadrado. Quando personalizado específico para escadas é mais caro do que o metro quadrado de mármore para piso já que a perda em recortes é maior. Variam também pelo tipo de acabamento, como os retos, que tem borda simples sem acabamento especial e os meia esquadria, que esconde a cola nas emendas dando aspecto de peça única, portanto este último sai mais caro que o primeiro.



A manutenção de pisos de mármore é apenas com agua e sabão neutro, podendo aplicar uma cera incolor para criar uma espécie de película protetora de impermeabilização. A seguir temos alguns exemplos...

Mármore Phiguês


Mármore Travertino


Mármore Botticino



Comentários (0)


Deixe um comentário